O Programa participa desde o recrutamento de pessoas com deficiência, por meio de divulgação em mídias para este fim, realiza-se a seleção, entrevista, contratação e o encaminhamento ao posto de trabalho.
Como forma de ocupar um posto de trabalho mais adequado as condições da deficiência e criar uma bagagem de conhecimento capaz de responder aos desafios desta nova realidade, praticamos o trabalho assistido, que é o acompanhamento dessas pessoas no trabalho, viabilizando adaptações quando necessárias e dando suporte técnico laboral quando solicitado.
Está sendo organizado um curso de qualificação profissional focado nas demandas técnicas e administrativas dos laboratórios tecnológicos da COPPE/UFRJ. O curso vai abranger uma Formação Técnica Geral (FTG) e Arcos Ocupacionais (AO) que conjuguem demandas de conteúdos técnicos e administrativos levantados junto aos laboratórios. O curso também vai oferecer um módulo de ensino de informática e palestras voltadas para os demais funcionários dos laboratórios para garantir a boa adaptação das PCD dentro de seus locais de trabalho. Dessa forma, os alunos participantes irão adquirir conhecimentos gerais sobre a organização do trabalho e da produção que permitem uma melhor compreensão do trabalho nos diversos departamentos e laboratórios da Universidade ou empresa onde estiverem atuando.
São realizados Seminários de Tecnologia e Inovação periodicamente, aberto a comunidade acadêmica, trabalhadores e interessados, os temas debatidos são relacionados às pessoas com deficiência, acessibilidade e novas tecnologias. Um Seminário nacional e um internacional estão sendo organizados para um futuro próximo.
|